Como vestir-se bem no trabalho no verão
Certa vez, atendi uma multinacional no Rio de Janeiro e, durante nossa reunião para alinharmos os pontos a serem abordados em meus treinamentos, o diretor de RH desabafou: “Bia, alguns de nossos colaboradores acreditam que trabalhar no Rio é a mesma coisa que trabalhar na praia!”.
Seria maravilhoso se houvesse um aplicativo mágico que inserisse bom senso nas pessoas, mas, infelizmente não há.
A boa notícia, porém, é que, para todo problema há uma solução!
Por isso, selecionamos algumas dicas práticas de como manter a elegância mesmo nos dias mais quentes do ano, confira:
Só há uma regra para não desalinhar o visual corporativo no verão: Lembre-se de que você está trabalhando, e não em um banho de mar na praia, ou na academia ou curtindo um churrasco com amigos.
Para as Meninas:
- Opte por regatas de alças largas. Evite as de alças mais finas, estilo top da Lupo ou da Scala
- Evite também: tomara que caia, um ombro só, frente única, transparências, decotes.
- O comprimento das saias e vestidos no universo corporativo é, exclusivamente, nos joelhos ou, no máximo, 2 dedos acima, independentemente de seu cargo ou profissão.
- Rasteirinhas e chinelos deverão permanecer em casa, bem como os shorts.
- Cuidado com as alças do sutiã aparentes e roupa de baixo “marcando” em calças justas ou muito claras: isso é muito comum no verão, mas deselegante.
- Cuide de sua higiene pessoal com muito esmero nos dias quentes: especialmente os cabelos bem lavados e escovados, depilação, desodorante e perfumes (evite os muito doces).
Rapazes:
- Apesar de morarmos em um país tropical (Ufa!), nada justifica tentar investir no estilo “Havaí” no escritório.
- Mesmo no calor, o traje formal requer terno completo e gravata, especialmente em ambientes jurídicos ou de finanças.
- No traje Business, a gravata é dispensada, mas, o blazer, a camisa e a calça social, não. A dica é optar por ternos e blazers mais claros. Os de tons cinza, por exemplo, absorvem menos o calor; evite terno preto e azul marinho no verão.
- As camisas brancas ou azul claras também são mais fresquinhas. E não se esqueça de usar uma camiseta básica branca de algodão por baixo, ou ter uma segunda camisa reserva no cabide, para evitar manchas de suor sob os braços.
- Se a sua empresa permite a sexta casual, você poderá investir em um jeans mais claro (sem estar rasgado), com uma camiseta polo lisa e em tonalidades sóbrias e neutras (aposte nas cores: marinho, preta, chumbo, vinho).
- Quanto aos sapatos, na Casual Friday você poderá optar por um dockside, sapatênis ou mocassim drive (aquele de couro com bolinhas na sola do pé); sempre sem meia.
- O chinelo de couro masculino é perfeito para um churrasco ou almoço aos domingos; mas para trabalhar, ele não é bem-vindo.
Esperamos que com essas dicas possamos contribuir para um visual mais fresquinho e sem perder a credibilidade!